Weight Loss Program
Home

O conceito de modernidade

E-mail Imprimir PDF

Objetivos

1) Discutir o conceito de modernidade e suas relações com a moda e a arte moderna;

2) Trabalhar as habilidades cognitivas de interpretação e análise de texto.

Comentário introdutório

O texto Estética, do site Educação, pode ser trabalhado como introdução à discussão sobre Modernidade e Filosofia Moderna em sua aspiração de se desvincular da tradição anterior.

Também pode ser usado para promover a discussão sobre o que caracteriza a arte moderna e os temas correlatos como moda e consumo.

Pode ainda ser precedido de uma aula expositiva sobre um dos temas acima e usado como forma de articular as idéias trabalhadas. Aqui, apresentamos algumas sugestões de trabalho que podem servir para diferentes abordagens.

Ponto de partida

Inicie pela leitura do texto Estética.

Atividades

1) Após a leitura do texto, aplique a seguinte atividade: Você é a(o) filósofa(o) Muitas vezes, frases metafóricas traduzem melhor que textos discursivos o sentido do que se quer dizer. Mas, por outro lado, permitem maior liberdade de interpretação e, às vezes, até contrárias ao que o autor pretendia. Para evitar confusões, é sempre bom buscar analisá-las dentro do contexto em que surgiram. Nesse sentido, escreva como você interpreta o significado das seguintes frases:

a) "Tudo o que é sólido se desmancha no ar" (Karl Marx).

b) "A modernidade é o transitório, o efêmero, o contingente, é a metade da arte, sendo a outra metade o eterno e o imutável" (Charles Baudelaire).

c) "O belo é constituído por um elemento eterno (...) e de um elemento relativo, circunstancial, que será, se quisermos, sucessiva ou combinadamente, a época, a moda, a paixão" (Charles Baudelaire).

2) Peça aos alunos que componham uma pequena redação (ou poema para quem preferir) em que sejam relacionados os seguintes termos: modernidade, moda, efêmero, arte, eterno. Pode-se dar vinte minutos para essa atividade. Depois, os alunos que quiserem podem ler suas produções para classe. O professor também pode recolher as produções para avaliar como está a compreensão de texto dos seus alunos.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3907u107.jhtm

 
Por favor registre-se ou faça login para adicionar comentário para este artigo.
Portal sob responsabilidade da:
banner_aix
banner101

Estatísticas de usuários

Total de registrados: 13089
Usuários Online: 0
Registrados hoje: 0 Usuários
Registrados na semana: 1 Usuários
Registrados no mês: 10 Usuários

facebook twitter youtube orkut2 rss
Untitled Document

Publicidade